top of page

Saque FGTS: 10 cuidados para não cair em golpes

A internet possibilitou diversas ações e facilidades para o dia a dia de pessoas e empresas, mas também abriu portas para novas modalidades de golpes, sendo um deles o golpe do Saque FGTS.


Em 2021, mais de 10 mil brasileiros foram vítimas desse tipo de golpe, mas é possível evitar tomando cuidados específicos e simples.


O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS, é um dos direitos garantidos por lei aos trabalhadores que possuem carteira assinada, no regime CLT.


O FGTS é formado por depósitos feitos todos mês pela empresa contratante. Entretanto, boa parte dos trabalhadores só lidam com esse extrato em ocasiões pontuais, como em casos de emergência, demissão, campanhas feitas pelo governo e financiamento imobiliário.


Como esse assunto pode parecer difícil e preocupante, visto que muitas pessoas vêm sofrendo com os golpes digitais ao redor do Brasil, decidimos fazer esse texto explicando o que é o FGTS e como não cair em golpes. Confira!



O que é o saque FGTS

Como já falamos brevemente, o FGTS é um fundo feito para proporcionar uma estabilidade financeira para os trabalhadores que estão inclusos no regime CLT.


Esses recursos podem ser usados para inúmeros motivos, seja para ajudar em momentos de demissão, para contribuir na criação de um patrimônio ou em outras situações.


O FGTS é formado por depósitos mensais, e o Saque FGTS varia muito de acordo com o tipo de saque.


Algumas modalidades de saque estão disponíveis para os trabalhadores. Confira os principais.


Tipos de saque FGTS

Existem vários tipos de Saque FGTS, seja de maneira integral ou parcial. Entretanto, existem alguns que são considerados principais. São eles:


Antecipação do Saque-aniversário

A antecipação do Saque-aniversário é o Saque FGTS que mais vem sendo usado nos últimos tempos.


Isso se deve ao fato de ser possível adiantar uma quantidade de parcelas do fundo de garantia de forma direta, com um pagamento anual, sem precisar comprometer a renda do trabalhador.


Saque-aniversário

Essa modalidade permite que aqueles que têm saldo na conta ativa e inativa (de empregos anteriores) do FGTS, possam, todo ano, no mês de seu aniversário, sacar uma parte desse saldo no fundo.


O valor dessa parcela é calculado de acordo com o saldo que está disponível na conta do fundo. Quanto menor for o valor, maior será a porcentagem que vai poder ser retirada.


Porém, quem opta por essa modalidade, ao ser demitido, não consegue sacar o valor integral da conta, apenas a quantia referente à multa rescisória


Saque Rescisão

O Saque Rescisão do FGTS é a modalidade padrão, que já existe quando a primeira conta do fundo do trabalhador é criada.


O contribuinte consegue fazer esse saque integral através dessa modalidade quando ele é demitido sem justa causa ou quando acontece uma demissão indireta, incluindo uma multa de 40%.


Saque extraordinário ou emergencial

Como o nome já sugere, o Saque extraordinário ou emergencial é aquele saque liberado quando alguma coisa fora do previsto ocorre.


Essa modalidade permite que o trabalhador saque o FGTS mesmo trabalhando. O profissional tem direito a fazer esse saque para evitar um comprometimento em relação a sua renda, evitando endividamento por causa da crise.


É possível sacar até R $1.000 através da Conta Poupança Social Digital, Caixa Tem, que é aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.



Como funciona o saque FGTS

Os valores desse fundo não ficam disponíveis para serem sacados em qualquer momento e por isso o profissional só consegue fazer o saque do FGTS de acordo com certas situações apontadas na lei.


Estando de acordo com as condições do saque, o profissional pode solicitá-lo de forma direta nos terminais de autoatendimento dos bancos da Caixa, ou nas agências, no Internet Banking ou até mesmo no App Caixa Tem.


Para que isso ocorra, o trabalhador só precisa apresentar os documentos necessários para isso, como documentação com foto, comprovante de PIS/PASEP e carteira de trabalho.


Em certos casos, podem ser solicitados o TRCT, que é o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, uma certidão de óbito ou o atestado médico.


Para o formato de Saque-Aniversário, o depósito desse valor é realizado na conta informada pelo contribuinte na hora em que o contrato é assinado com o banco.


Como não cair no golpe

Agora que você já sabe o que é o Saque FGTS, está na hora de entender como não cair no golpe.


Como falado no início do texto, o Golpe do Saque FGTS é algo que vem afetando muitas pessoas pelo Brasil, e é necessário ter atenção redobrada com isso.


Pensando na segurança de quem pretende sacar o FGTS esse ano, decidimos separar 10 dicas essenciais para não cair nesse golpe. Confira:


  1. Jamais clique nos links desconhecidos que você possa receber por redes sociais, SMS, Whatsapp ou e-mail. Na dúvida, tente entrar em contato com a empresa pelos canais oficiais para tirar informações sobre esse ocorrido.

  2. Tenha o hábito de sempre consultar seu saldo no FGTS. Isso garante que você tenha um controle maior da conta e saiba com rapidez se teve qualquer movimentação indevida ou estranha do valor disponível.

  3. Se atente com as datas dos saques FGTS para conseguir retirar o seu dinheiro logo que ele ficar disponível. Essa prática vai reduzir as chances de golpistas conseguirem acessar esse valor antes de você.

  4. Sempre busque informações em canais oficiais, como no aplicativo do próprio FGTS. Se existir valores para sacar, você precisa fazer essa movimentação através do APP Caixa Tem. Caso ainda tenha dúvidas, confira o site da Caixa ou vá até um atendimento presencial.

  5. Jamais informe os seus dados por meio de ligação, e-mail ou SMS vindos da Caixa. Os funcionários nunca enviam mensagens ou ligam solicitando senhas, informações pessoais ou dados.

  6. Proteja a senha do aplicativo FGTS, do Caixa Tem e também do Cartão Cidadão. Não anote nem muito menos guarde em locais óbvios como na carteira, em bloco de notas do celular ou no computador.

  7. Nunca compartilhe suas senhas, usuários de login ou dados pessoais. Afinal, essas informações são confidenciais e o vazamento delas pode te trazer sérios problemas.

  8. Nunca use Wi-Fi público para acessar sua conta. Isso deixa suas informações mais vulneráveis e de fácil acesso para golpistas.

  9. Avise sempre aos seus amigos, familiares e pessoas próximas sobre as modalidades desses golpes. Principalmente, para aqueles que não são muito familiarizados com internet, pois os mesmos são mais vulneráveis ao golpe do FGTS.

  10. Recuse a ajuda de pessoas estranhas em relação a aplicativos ou até mesmo dentro de agências bancárias. Muitos golpistas se passam por funcionários do banco para conseguir informações da conta bancária e pessoais. Busque sempre conversar com quem está do lado de dentro da agência ou confirme ou algum segurança se aquela pessoa realmente é funcionária do banco.



Como funciona a antecipação do Saque FGTS pela Hiperban

A Hiperban é uma empresa preocupada com as necessidades financeiras de seus clientes e parceiros. Ou seja, não somos apenas correspondentes bancários.


Quando falamos sobre antecipação do Saque FGTS pela Hiperban a situação não é diferente. A empresa possui credibilidade e responsabilidade com esse momento tão importante.


A antecipação pela Hiperban funciona como se fosse um tipo de empréstimo pessoal, já que hoje em dia o contribuinte pode fazer o Saque-Aniversário.


Tudo vai depender do limite que o cliente tem, da instituição financeira e outros detalhes que você pode conferir entrando em contato direto conosco.


E aí, nosso texto te ajudou? Siga a Hiperban nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse.


Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas saibam como se proteger dos golpes digitais.


Comments


bottom of page