Um problema que tem afetado cerca de 30% da população brasileira é o endividamento. Essa situação trouxe muita dor de cabeça para as famílias brasileiras nos últimos anos que, em muitos casos, a maior dificuldade de honrar contas e pagamentos se dá pela dificuldade em adquirir auxílio de crédito e por conta da inadimplência .
Tem também os casos de novos empreendedores que não conseguem se manter ou iniciar um novo projeto pela falta de aquisição monetária para começar um negócio de sucesso. O que essas duas situações têm em comum? A necessidade de um alto valor de empréstimo e a garantia da real possibilidade de crédito.
Então, se você ainda procura uma forma alternativa mais facilitada de ter um empréstimo funcional e com comprovação de resolução dos seus problemas financeiros, conheça mais sobre o refinanciamento de veículos. Um serviço que a maioria dos clientes ainda não aderem pela falta de conhecimento sobre essa modalidade, mas nesse texto você vai entender o que é, os requisitos e como utilizar em prol da sua saúde financeira.
O que é o refinanciamento?
O refinanciamento de veículos é considerado uma das linhas de crédito mais saudáveis do mercado. Isso porque essa modalidade pode te ajudar a conseguir dinheiro para usar da forma que for melhor para você, diferente do financiamento.
"Auto Equity", ou refinanciamento de veículos, põe o veículo como prova de quitação de dívida, ou seja, trata-se de uma das possibilidades do empréstimo com garantia que, mesmo com um sistema mais burocrático na maioria das vezes, oferece juros menores por conta do bem estar ligado ao empréstimo (acontece o mesmo com imóvel ou outros tipos de bem atrelados ao seu nome).
Dessa forma, o refinanciamento é uma ótima escolha para quem busca por uma oportunidade de realizar sonhos, com uma forma de empréstimo que garante um valor maior e menos urgência no momento do resgate. E tudo isso é possível fazer online.
Como refinanciar veículos?
O refinanciamento de veículos traz uma vantagem financeira maior que alguns modelos de empréstimo, mas assim como todo crédito e simulação, é preciso seguir algumas etapas para iniciar o serviço.
Primeiramente, é necessário procurar uma instituição que forneça o refinanciamento de veículos e apresentar documentos pessoais, como RG e CPF, assim como também irá precisar do comprovante de renda, comprovante de residência e principalmente a documentação da moto/carro.
Após a documentação ser aprovada, a instituição financeira fará a simulação e a análise de crédito varia de acordo com a sua renda e os critérios avaliados pelo próprio banco, como também o seu histórico de crédito, seu perfil de consumo, pontuação do score, entre outros.
Existem casos onde a instituição pede que o veículo usado como garantia esteja quitado, como forma de segurança para que não ocorra nenhum tipo de divergência durante o período de pagamento, mas pode acontecer do banco aceitar simulações onde o carro ainda esteja em processo de quitação e pode ser finalizado até a finalização do pagamento do empréstimo.
Quais os critérios para refinanciamento de carro?
Esteja com o seu veículo em dia. Multas, IPVA atrasado, questões que podem envolver algum tipo de pendência em relação ao seu veículo podem aumentar as taxas de juros e até mesmo ter o serviço negado.
O veículo oferecido tem que apresentar alguns requisitos para ser aceito como garantia, como por exemplo:
Documentação regularizada;
No máximo 10 anos de fabricação até a data de solicitação do refinanciamento;
Estar no nome do contratante do refinanciamento;
O veículo deve estar bem conservado;
Em alguns casos, a instituição exige que o carro comprometido esteja quitado.
Assim como dito anteriormente, existe a possibilidade de ser feito o refinanciamento mesmo com o veículo ainda não quitado, mas caso haja ainda muitas parcelas a serem pagas, as chances de ser negado são bem mais altas.
Estando os seus documentos e situação financeira analisadas e aprovadas, você já pode assinar o contrato para formalizar o empréstimo.
O dinheiro depositado pode ser usado da forma que lhe for mais conveniente, mas lembre-se que é importante pegar o que realmente precisa para evitar se comprometer com mais do que deveria do seu refinanciamento. Afinal, esse benefício é feito basicamente em troca do seu veículo como garantia. O endividamento desse empréstimo dá o direito da instituição reter o seu bem como forma de pagamento.
Vale ressaltar que consumidores com nome restrito no CPF também podem fazer o refinanciamento, mas as taxas de juros podem ser maiores por conta do baixo score.
Durante esse tempo, o seu veículo fica em alienação fiduciária. Você pode usá-lo da forma que quiser até que o pagamento do empréstimo seja quitado.
Vantagens e desvantagens do refinanciamento de carro
O refinanciamento feito com o seu automóvel pode trazer várias vantagens, ainda mais quando o assunto é a necessidade de dinheiro com urgência ou levantar algum dinheiro para uso específico, sem que precise correr para modalidades com juros maiores, como um consignado.
Essa modalidade conta com vantagens que o tornam mais atrativos, se você possuir as condições exigidas pela instituição financeira vigente. Porém, também vale informar que, mesmo sendo uma forma mais facilitada de conseguir um empréstimo, existem algumas desvantagens. Entenda quais são elas para que você entenda com clareza na hora de contratar um refinanciamento.
Vantagens
Liberdade para utilizar o valor recebido da forma que quiser, seja investir em um empreendimento, pagar dívidas antigas ou necessidades pessoais;
As taxas de juros são reduzidas por conta do uso do veículo como garantia, pois o banco entende que não vai sair no prejuízo ao conceder o empréstimo.
Você pode parcelar entre 48 até 60 vezes o empréstimo, de acordo com as regras impostas pela instituição. Isso vai te ajudar a diminuir o valor pago e contar com menores valores no parcelamento do refinanciamento.
O veículo financiado pode ser usado para um refinanciamento.
Desvantagens
Dentro das mesmas vantagens citadas, algumas restrições andam lado a lado no momento de adquirir esse serviço, como por exemplo:
O automóvel, uma vez que utilizado como forma de garantia, tem a possibilidade de ser entregue à instituição por inadimplência;
Se você tem restrições no seu cpf e seu histórico financeiro não for dos menores, pode alterar a porcentagem das taxas de juros aumentando o valor das parcelas, ou até mesmo sua simulação ser negada;
A utilização do empréstimo para quitação de dívidas deve ser analisada em seu contexto geral, pois dependendo do valor utilizado, pode gerar mais despesas do que alívio nas suas economias.
O empréstimo só pode ser concebido caso o veículo esteja no nome do contratante do refinanciamento. A utilização do bem de outra pessoa para aquisição do serviço é proibida.
5 dicas para refinanciar seu veículo
A facilidade desse empréstimo ainda não é tanta quanto a vantagem financeira que o serviço proporciona. Porém, para a maior chance de ser bem sucedido, algumas atitudes e prevenções podem ser feitas. Siga essas dicas:
Regularize a documentação necessária do seu veículo antes de qualquer simulação;
Antes de fazer o refinanciamento, faça uma análise total do quanto é necessário no momento, pois como qualquer outro empréstimo, existem as taxas de juros que aumentam de acordo com a procura dessa modalidade;
Pense sempre que quanto mais tempo de uso tiver o carro, maior será a taxa de juros, então converse com o correspondente sobre a possibilidade o quanto antes;
Desenhe um planejamento orçamentário para deixar suas parcelas em dia;
Taxas de adiantamento para liberar o empréstimo é golpe. Se um correspondente ou instituição o fizer é crime.
Converse com o banco e veja todas as possibilidades e calcule tudo previamente antes de aceitar qualquer serviço.
Para mais informações e caso queira fazer a simulação, acesse o site e converse com um correspondente bancário da hiperban.
Leia também o artigo https://www.hiperban.blog/post/score-serasa e entenda como seu score implica no acesso ao crédito.
コメント