Não sabe porque depois de fechar um negócio seu cliente não volta a te procurar buscando outras soluções financeiras?
A solução pode estar no pós-atendimento!
Entenda o que ele é e como essa estratégia impulsiona seu sucesso como agente bancário. Confira.
O que é o Pós-Atendimento?
O pós-atendimento é uma etapa muitas vezes subestimada, porém vital, no ciclo de atendimento ao cliente.
Ela é o momento onde o profissional deixa aberta a porta para oportunidades futuras.
Vamos pensar em dois cenários onde você é o cliente que acabou de fechar um financiamento imobiliário com um agente bancário.
No primeiro cenário, após a finalização do atendimento, o agente bancário finalizou o contato.
No segundo, após o fechamento do negócio, o agente bancário te procura para entender como foi o processo para você e quais aspectos poderiam ser melhorados. Além disso, ele te questiona sobre como está a busca pelo imóvel, por exemplo, ou quando vai ser a mudança.
Como cliente, qual dos cenários te deixa mais satisfeito? Qual desses agentes bancários passa um grau maior de profissionalismo? Qual dos agentes bancários você buscaria novamente para contratar um seguro residencial, por exemplo?
Apostamos que o segundo cenário foi o escolhido, pela personalização do atendimento e o segundo contato. Esse é o poder do pós-atendimento.
Ele não se limita à resolução de possíveis questões pós-transação, mas representa uma oportunidade de aprimorar continuamente a experiência do cliente. É onde você, agente bancário, pode demonstrar cuidado e dedicação em manter um relacionamento sólido e duradouro, baseado na confiança mútua.
A primeira impressão não é a última: vai além da venda
Como falamos no tópico anterior, existe um equívoco comum no mundo dos negócios: a ideia de que o trabalho se encerra assim que a transação é concluída.
Mas, você já entendeu que isso não é verdade e que o pós-atendimento é mais do que essencial nesse contexto. Ele é uma extensão natural do compromisso com o cliente, uma oportunidade de estender a mão e reforçar a segurança estabelecida.
E por que essa ideia de ir além da primeira impressão?
Porque o cliente avalia todo o conjunto. Nada adianta ser respondido com rapidez e clareza logo no início da conversa sendo que todo o restante dela foi demorada, cheia de atrasos ou erros.
Por isso você precisa, além de começar com chave de ouro, fechar com chave de ouro.
Nutrir o relacionamento pós-venda não apenas demonstra cuidado e empenho contínuo, mas também é uma estratégia essencial para a retenção de clientes e criação de oportunidades futuras.
Como criar um pós-atendimento eficaz
A chave para um pós-atendimento eficaz está na habilidade de manter um relacionamento sólido e valioso com o cliente, mesmo após a conclusão do negócio ou contratação.
Vamos explorar estratégias que são essenciais para garantir que o cliente se sinta apoiado e valorizado ao longo de sua jornada financeira.
Feedbacks
Os feedbacks oferecem informações valiosas sobre a experiência do cliente e suas necessidades em evolução.
Vamos retomar o segundo cenário que criamos no começo do texto. Nele, o agente bancário busca o cliente pedindo uma “avaliação” de como foi todo o processo, essa avaliação é o feedback.
É nele que o agente bancário consegue entender o que foi bom e pode manter e o que precisa ser melhorado para ter mais sucesso em negociações futuras.
Além disso, o cliente se sente bem ao ver essa preocupação, o que aumenta o grau de relacionamento.
Contato regular
Manter um contato regular com os clientes é um componente essencial no compromisso em proporcionar um atendimento de qualidade e personalizado.
Mas, cuidado com a quantidade de vezes que você retorna o contato com o cliente.
Não pode ser nada exagerado, pois pode incomodar e criar uma situação desconfortável.
O interessante é que o primeiro contato após o negócio acontece entre 5-7 dias, para pedir essa avaliação e colocar você no radar novamente do cliente. Neste contato você já consegue entender como está a situação e identificar oportunidades futuras.
O contato depende muito também do serviço ou produto escolhido pelo cliente. O consórcio, por exemplo, que depende dos lances pode ser mais demorado que um empréstimo pessoal, então tenha isso em mente.
Vale reforçar que esse contato regular não apenas aumenta a confiança, mas também proporciona oportunidades de oferecer suporte adicional e informar sobre novas oportunidades financeiras.
Consultoria financeira
Muitos pensam que os agentes bancários apenas oferecem as soluções financeiras, mas eles podem atuar como consultores também.
Ajudar o cliente com organização financeira pode ser um grande diferencial no pós-vendas.
Muitos fazem a contratação de alguma solução mas não criam um plano de pagamento e isso é muito prejudicial.
Como agente bancário, no pós-atendimento você pode oferecer dicas de como o cliente pode manter as finanças no azul e organizadas. Mostre aplicativos ou sites que ajudam a montar tabelas, por exemplo.
Tecnologia como aliada no Pós-Atendimento
Depois de entender a importância do pós-atendimento você pode estar pensando: como vou manter o controle dos clientes que já atendi?
Antes essa tarefa era mais complicada pois precisava ser feita manualmente, mas hoje, graças a tecnologias, plataformas e sites, isso já é muito mais fácil e otimizado.
Ferramentas de acompanhamento são essenciais para agilizar seu dia a dia e melhorar sua atuação. Essas ferramentas não apenas facilitam a manutenção de registros detalhados, mas também fornecem informações valiosas sobre as preferências, necessidades e histórico de cada cliente.
A Hiperban oferece sistemas, como o de Gestão e de Automação, que ajudam os agentes bancários a acompanhar a evolução dos seus clientes de forma simples e fácil.
O Sistema de Gestão é uma plataforma centralizada para organizar e acessar dados essenciais, otimizando a tomada de decisões estratégicas. É onde estão concentradas todas as informações de vendas.
Nela, é possível que o agente bancário:
Consulte tabelas de comissões;
Envie propostas para efetivação;
Consulte vendas realizadas;
Análise pendências;
Acesse CMR dos clientes efetivados;
Acesse recibos de pagamentos e muito mais.
Já o Sistema de Automação de Links Taqueados é um simplificador nos processos de vendas.
Ele automatiza o dia a dia do agente bancário proporcionando uma operação mais eficiente e ágil, o que se traduz em um atendimento ao cliente mais eficaz e personalizado.
Nela, é possível gerar links e QR CODES para:
FGTS;
INSS;
Conta Digital - PJ;
Conta Digital - PF;
Seguro Odonto - PJ e PF;
Cartão de Crédito.
Com essas soluções integradas, a Hiperban capacita os agentes bancários a enfrentarem os desafios do setor financeiro com confiança e inovação, o que impulsiona o sucesso.
Ou seja, o pós-atendimento é uma estratégia valiosa para você, agente bancário, solidificar relacionamentos e abrir portas para o futuro ofertando serviços financeiros.
Um pós-atendimento eficaz gera indicações valiosas e estabelece os agentes bancários como consultores de confiança.
A Hiperban oferece todo suporte para que você, agente bancário, tenha sucesso na carreira profissional.
Quer saber mais sobre nossos sistemas e soluções? ACESSE AQUI
Bình luận