O marketplace é o momento! Conheça esse novo formato do e-commerce e sua influência no mercado financeiro, e entenda como ser correspondente bancário pode ser extremamente vantajoso para você.
Provavelmente você já teve contato com o mercado digital sem saber, como pedir carona no aplicativo da Uber, compras na Amazon, reservar passagens aéreas, alugar um stream de filmes e até anunciar um "desapego" nas suas redes sociais.
Atualmente, o marketplace é uma das mais rentáveis formas de lucro do século XXI. Essa modalidade tem contribuído para que vendedores autônomos possuam uma maior cartela de clientes.
Durante a pandemia, esse formato de empreendedorismo cresceu significativamente levando desde microempresas a negociantes autônomos a evidenciar seu negócio online.
Mas e como o marketplace funciona para serviços financeiros? A Hiperban simplifica esse conteúdo pra você.
O que é um marketplace?
Marketplace, literalmente, é a denominação de mercado. Essa ideia traz um espaço livre para que compradores e vendedores possam ter uma forma eficaz de fazer negócios, como um shopping virtual.
Esse modelo de negócio facilitou a forma de vender e melhorar a comunicação com o cliente. Por essa fórmula, fica mais fácil publicar uma vitrine online e prospectar novos clientes. Através do marketplace o cliente tem como comparar preços, saber detalhes de cada produto e até a sua qualidade sem precisar ir até a loja física.
Além disso, o administrador fica livre de preocupações com entregas, estoque ou até fabricação, quando os fornecedores de sua plataforma são os responsáveis por esse trabalho. A gestão desse tipo de negócio é facilmente manejada com técnicas de marketing digital.
Por conta dessas evidências, o marketplace entrou fortemente para o mercado e revolucionou o e-commerce. E o mercado financeiro conseguiu captar uma grande vantagem nessa prática. Entenda por que.
Como esse conceito se aplica ao mercado financeiro?
A definição do mercado financeiro tem basicamente a mesma premissa do mercado varejista online: Vender produtos e serviços online.
O marketplace financeiro é uma plataforma digital que apresenta e vende os seus produtos e soluções a potenciais clientes, para diversas empresas.
Por exemplo, imagine que um cliente precisa solicitar um empréstimo. Porém, o banco que ele se relaciona oferece serviços com taxas bem acima do esperado. A solução dentro desse ambiente é buscar alternativas facilitadas e sem burocracia.
Pelo espaço virtual - site ou aplicativo - Bancos e instituições financeiras podem expor suas soluções e aumentar as chances de impactar novos consumidores, sejam eles experientes ou não.
Este exemplo é bem explicativo, mas dentro do marketplace financeiro, você tem a possibilidade de abrir contas, fazer empréstimos, contratar serviços, aderir produtos e soluções sem o enfrentamento de filas e espera pelo gerente. E tudo isso facilitado e simplificado pela instituição financeira.
Um conceito que também facilita esse processo é o Open Banking, ou também chamado de Open Finance. Essa tecnologia contribuiu para que as instituições financeiras e fintechs atendam pontualmente seus clientes.
É uma forma de entender os comportamentos do consumidor e entregar a melhor assistência gerando uma sociedade digital, que compartilha dados necessários para entender como é esse consumidor e qual a sua necessidade, visando o conforto e praticidade para o banco com seus clientes.
E trabalhar juntamente a essas instituições financeiras trouxe significamente melhor qualidade de vida para vários empreendedores e autônomos que necessitam de renda para manter uma qualidade de vida.
Quais as vantagens de trabalhar como correspondente de um marketplace de serviços financeiros?
Assim como o vendedor de varejo, o correspondente bancário trabalha através de ações comissionadas, que geram prosperidade para a instituição e uma porcentagem fica com o responsável pelo serviço prestado.
Segundo o Banco Central, a pandemia causou uma queda na taxa de juros que ampliou a procura pelo mercado de crédito no Brasil em 15,5%.
Nesse cenário, as fintechs que atuam no segmento atraíram mais de US $350 milhões em investimentos no último ano.
Segundo a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, nove em cada dez bancos (91%) admitem que atualmente os canais digitais são os principais meios de relacionamento com seus clientes.
A projeção de prospecção de novos empreendedores no serviço bancário a partir de 2022, é o crescimento de 12,2% anual para o segmento.
E como isso pode gerar vantagem para você?
O aumento desse interesse de clientes por benefícios bancários e pelo seu bem estar financeiro amplia a gama de correspondentes bancários, e logicamente, o aumento de serviços prestados por instituições.
A vantagem do marketplace para esse serviço é que o correspondente não precisa sair de casa para poder trabalhar, e o seu salário é comissionado em razão de cada serviço prestado.
Com o avanço do Open Banking, a facilidade para compatibilizar os dados dos clientes aumentou exponencialmente, gerando um trabalho mais prático no momento de aumentar o seu público.
Então, se você deseja mais segurança na sua renda com um trabalho confortável da sua casa, ser correspondente bancário é a melhor indicação.