top of page

Empréstimo para quitar dívidas: quais cuidados tomar?

Neste artigo vamos demonstrar os caminhos para quitar dívidas usando empréstimo, fazendo isso de forma segura e eficiente.


Um problema que tem afetado em grande número as famílias brasileiras é o descontrole financeiro, gerando um acúmulo de contas que nem sempre é possível pagar no final do mês.


E não é apenas a descompensação de dinheiro que entra em questão, pois não conseguir pagar uma dívida causa um grande desgaste social e psicológico, devido o medo de ter o nome negativado.


Mas o assunto de hoje é sobre o que acarreta esse endividamento, entender a raiz do problema e solucioná-lo de uma forma simplificada. Entenda como é possível quitar essas dívidas de forma segura através de um empréstimo bem planejado.







Dados de endividamento no Brasil


O brasileiro tem entrado em um afunilamento de dívidas nos últimos 10 anos, e alcançou seu recorde no número de endividados, chegando a 77,7% em abril deste ano, de acordo com pesquisa da CNC.


A pandemia foi um dos fatores que contribuíram para esse percentual subir excessivamente, gerando desemprego e fechando empresas.


É compreensível que grande parte desse endividamento tenha sido causado pela alta dos preços no mercado e nas contas de casa, por exemplo. Mas pouco se fala em como se organizar financeiramente, tendo o controle do que entra e o que sai.



3 coisas que levam as pessoas a se endividarem


Segundo pesquisa, o brasileiro tem se endividado principalmente com cartões de crédito, relatando 86% dos casos das famílias entrevistadas. Em seguida entram os carnês, com 18,3%, e financiamentos com 10,8%.


E o que faz com que esses endividamentos aconteçam?


Falta de planejamento na decisão de compra


Na hora de decidir iniciar um novo projeto ou aderir a um serviço, é necessário entender como vai funcionar a rotatividade dos juros e como isso vai afetar no orçamento.


Algo comum que tem muito haver com o costume dos vendedores na hora da venda é tratar das objeções e trabalhar em cima do psicológico do cliente. As compras por impulso estão entre uma das mais conhecidas no registro de dívidas e nomes negativados.


Desemprego e doenças na família


Com a pandemia, o número de desempregados no Brasil cresceu um percentual nunca antes visto, chegando a 15 milhões de brasileiros no último trimestre de 2021.


Doenças são uma das responsáveis pela criação de dívidas por conta da demanda de gastos com a saúde, que geralmente acarretam em afastamento do trabalho ou entram como um gasto inesperado.


O uso desenfreado de cartões de crédito durante esse tempo foi a maior causa do endividamento dessas pessoas, onde o seu grande impasse foi a falta de uma economia reserva para momentos de crise.


As taxas de cartões de crédito são exorbitantes, e usá-lo para pagar dívidas em atraso ou que vão ocorrer pela falta da renda cria uma bola de neve.


Os juros de atraso no pagamento do cartão de crédito podem chegar até 329% anual. Portanto, deixar para pagar depois pode aumentar excessivamente a fatura dos meses subsequentes.


Empréstimo de nome


Emprestar o nome está apenas atrás do desemprego entre as maiores causas de endividamento do brasileiro. Ceder documentos e compras pelo seu cartão de crédito para familiares e amigos vai agir diretamente com o seu nome.


Ajudar alguém não parece ser uma coisa ruim, o problema é que se a pessoa que utiliza esse serviço não pagar por ele, quem realmente irá arcar com a consequência será você.



Quais os prejuízos do “nome sujo”?


Uma coisa que inicialmente parece ser fácil de resolver é estar com o nome negativado. Mas após uma consulta no seu cpf constar que existam dívidas e negociações não finalizadas, seu nome fica intitulado como "mau pagador".


Ficar com o nome restrito pesa nas futuras decisões e necessidades relacionadas à contratação de serviços que necessitem ser aprovados com o seus documentos.


Confira no que o seu nome sujo implica como consequência.


Financiamentos e aluguéis


Para quem busca se mudar com o nome negativado vai se encontrar em uma situação extremamente desafiadora.


As imobiliárias, antes de qualquer negociação precisam consultar o nome, cpf, e o histórico do futuro inquilino e entender se ele vai conseguir "Pagar pelo imóvel".


Assim que feita a análise, constar que seu cpf se encontra negativado ou com baixo score em instituições de proteção de crédito, a localização não será concluída.


Abertura de contas bancárias e em instituições financeiras


Dívidas com muitos juros podem negativar o cpf, trazendo como consequências dificuldade na movimentação de dinheiro dentro de uma instituição bancária.


As consequências disso acarretam em impossibilidade de abertura de crédito, empréstimos bancários e até abertura de contas.






Como evitar ficar endividado?


Em pelo menos 80% dos casos, uma dívida pode ser prevenida por hábitos de compra que não demandam tanta complicação na hora de efetuar o pagamento. Como por exemplo


  • Tenha um planejamento estruturado e anote todos os gastos que fizer;

  • Crie um fundo de garantia que te proteja em momentos de crise;

  • Evite pagar contas mensais com o cartão de crédito;

  • Prefira fazer compras com dinheiro;

  • Tente antecipar pagamentos para diminuir as altas taxas de juros, seja de financiamentos e contas eventuais.




Vale a pena usar empréstimos para quitar dívidas?


No caso de dívidas onde as taxas de juros são muito altas, como cartões de crédito e cheque especial, acaba sendo vantajoso pensar em um empréstimo para a quitação da dívida.


O medo e a desinformação sobre o empréstimo faz a pessoa endividada se submeter a escolhas perigosas para contornar a situação financeira.




5 dicas para utilizar empréstimos na quitação de dívidas


A vantagem do empréstimo é de adquirir a quantia necessária para quitar a sua dívida e manter o pagamento desse empréstimo com taxas de juros menores. Aqui vão alguns meios de como utilizar o empréstimo para esse meio:


  • Analise o contrato de crédito como um todo e não apenas a taxa anunciada. Fique atento a porcentagem que a instituição irá te cobrar em cima do contrato por inteiro;

  • Não precisa ter medo do empréstimo. Converse com a instituição bancária antes da realização e entenda o necessário para uma transação segura.

  • Veja qual instituição tem a melhor proposta;

  • Ao fazer a negociação pela internet, exija medidas de proteção que demonstrem que a instituição é segura

  • A dica dos especialistas é negociar todas as dívidas que negativaram o endividado e fazer um pagamento à vista do valor total em débito. Os juros avaliados pelo empréstimo devem ser de um valor que diminua o tempo de pagamento e priorize a redução da taxa de pagamento.

Komentarze


bottom of page