top of page

Empréstimo na conta de energia: quais as vantagens e como solicitar?


Algo que marcou o século com certeza foi a pandemia ocasionada pelo COVID-19. Afetou a maneira que conversamos, como nos comportamos e até como lidamos com dinheiro. Dentre essas mudanças, uma modalidade que vem ganhando espaço no mercado financeiro é o empréstimo na conta de luz.


Na verdade, seu verdadeiro nome é empréstimo pessoal alternativo (alternative lending). Ele visa, como sua própria denominação dita, formas alternativas de sair do vermelho e conseguir um empréstimo com mais facilidade. De acordo com pesquisa, houve um aumento de mais de 30% de brasileiros inadimplentes e com redução da sua renda após pandemia.


Nesse artigo você vai entender como funciona essa modalidade de empréstimo, sua vantagem no mercado e como realizá-la. Uma alternativa para conquistar mais liberdade nas suas economias, quitando dívidas e retomando a saúde do seu bolso.



O que é empréstimo na conta de luz?


Primeiramente, você precisa entender que esse termo é pejorativo, e não necessariamente se limita à conta de luz. Desde 2019 essa modalidade vem tomando conta do mercado. Trata-se de um empréstimo na conta de consumo, onde o segurado pode distribuir as parcelas em contas regulares.


De maneira mais entendida, você vai pagar mensalmente as parcelas do seu empréstimo por meio da sua conta de luz. Vejamos uma visualização de como seria: Em um empréstimo pessoal de mil reais, parcelado em 10 vezes (sem a porcentagem de juros, para ficar mais entendido) e o valor da sua conta de energia é de aproximadamente 80 reais, logo o valor total da conta sairia por 180 reais.


É uma metodologia que sistematicamente auxilia no pagamento sem esquecimento. Uma vez que a conta de luz é algo que se tem em mente o pagamento mensal, fica mais fácil lembrar o seu pagamento.


Lembrando que a parcela máxima do empréstimo é limitada ao valor médio de 2x o valor da sua conta de luz. É uma maneira que minimiza as chances da inadimplência.



Como funciona o empréstimo na conta de luz


O empréstimo visa públicos com rendas menores, sendo necessária a conta bancária. Para conseguir contratar, é necessário ter mais de 21 anos de idade e menos de 79, tendo as contas regularizadas.


Ainda não é uma realidade em todo o território brasileiro, porque, assim como ainda é considerada uma modalidade nova no mercado, não são todas as empresas terceirizadas que participam dessas colaborações financeiras.


Outra coisa, esse empréstimo não se limita à conta de luz e pode ser realizado em outras faturas regulares, como telefone, internet e água (empréstimo na conta de consumo).


O seu valor pode variar entre 500 a 2500 reais e esse valor pode ser parcelado em até 18 vezes, de acordo com a regra do banco participante. Lembre-se de nunca pagar antecipadamente sem o empréstimo estar de acordo, assinado pelas duas partes (cliente - instituição financeira), e sempre pesquise a situação da instituição antes de qualquer realização.



Como realizar o empréstimo na conta de luz


Você viu os dados necessários para entender como funciona e o que é necessário para conseguir um empréstimo nessa modalidade. Para realizá-lo, siga essas instruções:


  • Seja o titular da conta visada;

  • Esteja com as suas faturas em dia;

  • Pesquise se há a possibilidade do empréstimo no seu território;

  • Mesmo que tenha o score baixo ou exista alguma dívida no SPC ou Serasa, é possível fazer o empréstimo. Converse com algum correspondente bancário a respeito dessa modalidade e veja as possibilidades.

  • Regularize e separe os documentos necessários para realizar a operação.


E quais são os documentos necessários?


  • Carteira de trabalho;

  • RG, CPF e/ou CNH;

  • Comprovante bancário;

  • Comprovante de residência de até 2 meses.


Você pode entregar esses documentos de maneira virtual e realizar a simulação pelo site, e em caso positivo, você recebe o valor concedido em até 24h após a sinalização.




Posso fazer mais de um empréstimo na conta de luz?


Essa modalidade tem justamente a finalidade de prevenir ou evitar a inadimplência. Não existe a possibilidade de realizar duas vezes esse empréstimo, pelo menos não ao mesmo tempo.


Para que ocorra segurança, assim como foi dito anteriormente, o seu valor não pode ultrapassar duas vezes o valor da conta mensal de luz. Por exemplo, a sua conta é de 50 reais. Logo, o valor do empréstimo não pode ultrapassar o valor de 100 reais de empréstimo. Isso previne a negativação, atrasos e que a falta do pagamento não vire uma bola de neve.


Ao quitar o empréstimo, converse com o banco sobre a possibilidade de um novo empréstimo na modalidade.



Vale a pena realizar o empréstimo na conta de luz?


Esse tipo de empréstimo tem as suas vantagens por ter um valor menor e menos tempo de pagamento, mas tudo deve ser analisado de acordo com a necessidade atual e o objetivo do empréstimo em questão.


Vale lembrar que, assim como qualquer outro crédito consignado, o empréstimo é um investimento. Seja para conquistar um bem pessoal, iniciar um negócio ou quitar dívidas antigas, é necessário ter prudência e entender a real necessidade em questão.


Se você precisa de um extra e possui restrição no nome, o empréstimo na conta de luz pode ser muito vantajoso sim! Converse com um correspondente bancário, analise as taxas de juros e realize a avaliação.


Gostou do nosso conteúdo? Leia também sobre empréstimo para quitar dívidas.


Kommentare


bottom of page