top of page

Como vender empréstimo consignado? Aprenda agora!



Vender empréstimo consignado é uma prática bastante comum e lucrativa, que muitas pessoas estão usando para trabalhar de forma integral ou mesmo para complementar a renda.


É uma opção que oferece um trabalho remoto, modalidade que se consolidou depois da pandemia da COVID-19.


Além disso, vender empréstimo consignado encaixa perfeitamente com o espírito empreendedor do brasileiro, que, nos primeiros seis meses de 2021, abriu cerca de 2,1 milhões de novos negócios.


Sendo um aumento de 35% em relação ao mesmo período no ano anterior.


Portanto, veja, a seguir, todos os detalhes sobre venda de empréstimo consignado e como esse trabalho pode ser ideal para quem deseja atuar com mais autonomia e liberdade.


Boa leitura!


​O que é empréstimo consignado?


O empréstimo consignado é um crédito descontado diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS, Siape ou previdência de governos estaduais e municipais.


O empréstimo consignado é bastante comum entre funcionários públicos, pensionistas e aposentados, visto que, as instituições financeiras possuem mais segurança de que receberão seus pagamentos.


Logo, o empréstimo consignado é descontado do salário ou aposentadoria antes da pessoa receber.


Assim, significa que parte da renda fica comprometida antes do dinheiro chegar a conta.


De modo que, se não planejar bem, isso pode trazer muitas dificuldades, pois aumentará os gastos com o pagamento de juros, o que pode levar ao endividamento.


Vale destacar, que mais de 20% da renda das famílias brasileiras é usada somente para pagar as parcelas de suas dívidas.


Esse dado é fornecido pelo Banco Central, já incluindo os juros. Tal percentual dobrou de tamanho nos últimos dez anos e está em crescimento.



​Qual a importância deste serviço?


Mesmo que o crédito consignado possua as menores taxas de juros no mercado, podendo ser uma escolha fácil de transação, é preciso que se verifique bem antes de o fazer.


Pois deve estar de acordo com a real necessidade de crédito do cliente, assim, o correspondente bancário poderá atuar nessa transição de forma eficiente.


Lembrando que, a pessoa escolher não pagá-lo não é uma opção, pois é descontado do benefício ou contracheque.


Caso o cliente possua outras dívidas que demandem de juros mais elevados, vale a pena pedir o empréstimo consignado para quitar seus compromissos preliminares e pagar uma menor taxa.


Mas, para isso, é claro, deve-se organizar bem as contas para que liquide de fato o novo crédito, sem gerar uma esfera impagável.


Portanto, antes de vender empréstimo consignado, é necessário que se analise os prazos, taxas e carências de cada financeira.


Por esse motivo, estudar o orçamento para planejar melhor torna-se essencial.


No momento da solicitação, o profissional poderá fornecer o documento do Custo Efetivo Total (CET), que serve para verificar a descrição precisa dos valores.


Dessa forma, procure explicar todas as condições previstas em contrato, a fim de que tire todas as dúvidas e passe segurança ao cliente a fim de fazer um bom negócio.


Vantagens do crédito consignado:

  • facilidade de contratação;

  • praticidade: diversas financeiras oferecem o empréstimo consignado, não precisa ter a conta na mesma cooperativa onde solicitou o empréstimo e o dinheiro cai direto na sua conta;

  • comodidade: a parcela é descontada diretamente no seu salário ou benefício do INSS ou providências do governo federal, estadual ou municipal;

  • longos prazos: financeiras são flexíveis com prazos;

  • em alguns casos, dispensa a consulta ao Serasa ou SPC.

​Quem procura por empréstimo consignado?


O empréstimo consignado é procurado por vários tipos de pessoas, com os mais diversos objetivos.


Seja para dar início a um novo negócio (cerca de 18%), comprar um imóvel ou reformar (16%) ou pagar dívidas antigas (32%) com os empréstimos, visando juros e encargos menores aos das dívidas que atualmente possuem.


De maneira geral, para conseguir um empréstimo consignado, precisa-se ter uma renda fixa garantida que possa ser comprovada.


Se encaixam nessa exigência funcionários públicos, pensionistas e funcionários do setor privado com carteira assinada.


Do mesmo modo, trabalhadores informais, que não possuem carteira assinada, não conseguem o crédito consignado, pois não possuem um comprovante de renda.


No caso de um funcionário de uma empresa privada, ela deve ser conveniada à financeira para que o empréstimo seja possível.


Desse modo, a procura por empréstimos vem aumentando tanto nas empresas e instituições financeiras tradicionais que agora elas estão oferecendo seus serviços online.


Por conseguinte, o número de empréstimo via canais digitais teve um assustador aumento de 250% de solicitantes que estão negativados ou que já possuem dívidas.


Sendo assim, a procura aumentou em 110% nos últimos meses.


Como pode-se notar, entre as diversas opções de crédito no mercado, o empréstimo consignado ainda é o preferido.


Para encontrar outros empréstimos pessoais atraentes, as pessoas costumam começar pelas suas instituições financeiras, fazendo simulações para encontrar bons descontos.


Isso porque os bancos costumam oferecer boas condições para os da casa.


Entretanto, fintechs e novas instituições estão entrando de modo agressivo no mercado por meio de ótimas condições de contratação e facilidades convenientes para empréstimos.



​Quem pode vender empréstimo consignado?


O profissional financeiro, normalmente um correspondente bancário, é aquele que entende os detalhes sobre como vender empréstimo consignado.


O correspondente bancário, como será detalhado mais abaixo, vende empréstimos consignados a partir do recolhimento de todas as informações financeiras do cliente, pois esta é uma transação bastante criteriosa e transparente.


A carreira como correspondente bancário é bem atrativa, tanto porque possui um começo mais tranquilo no sentido de investimentos em empreendedorismo, assim como o mercado fornece meios para que esses profissionais se desenvolvam na área.


Necessariamente, o correspondente bancário deve estar plenamente capacitado e amparado por uma instituição financeira para que possa vender os empréstimos e responder às eventuais dúvidas dos clientes.


Opções para quem quer vender empréstimo consignado


O refinanciamento do crédito consignado acontece quando o contrato do empréstimo é renegociado no banco onde a contratação foi feita.


Tal opção só é válida para quem pagou uma parte da dívida.


Desse modo, acontece a reformulação do contrato pela instituição financeira, que desconta o valor que já foi pago e parcela a dívida restante na mesma quantidade de vezes da parcela original.


Outra alternativa para refinanciamento é a liberação do valor já quitado como novo empréstimo.


Ele é regulamentado pela Lei 10.820/2003 e pode ser solicitado junto ao banco credor.


A portabilidade, por sua vez, é a transação financeira que mais se aproxima de uma venda do empréstimo consignado.


Em vista disso, ele é a transferência da dívida de uma instituição financeira para outra, a qual é justificada pela taxa de juros mais baixa do concorrente.


Então, na prática, o banco que recebe a dívida quita o débito com a instituição financeira anterior.


E, dessa maneira, formula um novo contrato, com condições novas de pagamento para o tomador de crédito.



​Por que vender empréstimo consignado?


Vender empréstimo consignado é uma ótima oportunidade para quem deseja complementar a renda ou começar uma nova carreira.


Apesar de ser um trabalho remoto, o profissional poderá contar com todo o suporte e todos os detalhes necessários, sejam valores, taxas e condições entre os bancos antes de fechar seu novo contrato.


É uma área que oferece segurança, e que, com toda certeza, tem uma excelente perspectiva de crescimento.


Além disso, o profissional poderá atuar como empreendedor, organizando seus próprios horários, equilibrando a rotina, conseguindo tirar uma folga quando precisar resolver um compromisso ou mesmo passar um tempo com a família.


Então, é um trabalho que não exige que passe pelo estresse do trânsito e tempo perdido.


Isso porque pode atuar no seu lar, com comodidade e disponibilidade, atendendo cliente de todo o país.


​Quais os passos para venda de empréstimo consignado?


O crédito consignado é a melhor linha de crédito do país, contudo, por que é tão difícil vender mais?


Acontece que, hoje em dia, há uma grande competição entre empresas de crédito consignado.


Em vista disso, muitos correspondentes disputam o mesmo público e, então, se você desejar escalar suas vendas, deverá se basear em boas estratégias.


Para conseguir realizar vendas, confira as dicas a seguir:


1. Fale com mais clientes para aumentar as oportunidades de venda


Utilize as ferramentas usadas pelos grandes call centers para conseguir alavancar as vendas, como o discador automático e a URA reversa.


Aproveite também as ferramentas digitais e amplifique sua mensagem de forma estratégica e confiável.


2. Defina estratégias para ter mais vendas


Por isso, é preciso definir e conhecer o público-alvo. Pergunte a si mesmo: Para quem vou vender? Em que área geográfica irei atuar? Como é meu público-alvo? Quais são seus anseios?


3. Elabore um SCRIPT diferenciado para crédito consignado


Um script é essencial para vender por telefone, pois, com ele, os operadores ganham mais precisão na hora de fazer a oferta e argumentar com o cliente.


4. Reúna informações precisas


Para elaborar scripts de vendas, organizar estratégias de marketing e captar o público, precisa-se de dados sobre as pessoas para quem deseja vender crédito.


5. Fidelize os clientes


O principal passo depois da venda é a fidelização, pois o cliente fidelizado voltará a comprar crédito com a empresa, além de recomendar suas soluções para amigos e familiares.


6. Tenha uma operação mais estratégica


Uma operação de crédito consignado realmente eficiente precisa de uma gestão organizada e estratégia.


Para fazer isso, utilize contar as melhores ferramentas, como acompanhar indicadores, estabelecer e se empenhar no atingimento de metas.


Ademais, invista em equipamentos e conte com um bom software de gestão.



​Como prospectar clientes para empréstimo consignado?


Existem muitas formas de prospectar clientes e aumentar suas vendas de empréstimo consignado.


Em 2019, haviam 226,67 milhões de números de telefonia móvel no Brasil, com mais de 33,5 milhões de linhas de telefonia fixa, de acordo com a Anatel.


No mesmo período, o país teve um crescimento de 37,3% no número de concessões de empréstimo consignado, segundo o Banco Central.


Portanto, é importante ter uma boa estratégia de call center para conseguir muitos clientes por telefone.


Além disso, ter uma boa presença nas redes sociais pode contribuir. Há muitas dúvidas sobre o processo de solicitação de crédito. Quando você é capaz de esclarecê-las, passa mais credibilidade e transmite confiança, o que ajuda na prospecção de novos clientes.


1. Aborde o cliente certo


Estudar o perfil do consumidor é importante para aumentar as vendas. Somente a ligação para todos os que fazem parte da rede de contatos não funciona.


Como mencionado anteriormente, as pessoas com empréstimo bancário normalmente são aposentados, pensionistas e funcionários públicos.


2. Apresente o produto da forma adequada


Possuir um bom roteiro de vídeo para atendimento e apresentá-lo com competência fará toda diferença para conquistar o cliente.


Devendo ser bastante claro e objetivo nesse momento. Por isso, veja a seguir os passos adequados:

  • apresentar-se;

  • apresentar a empresa que representa;

  • falar sobre o empréstimo consignado;

  • destacar as vantagens do produto;

  • ser claro sobre taxas de juros, prazos, limites e formas de contratação.

Com a riqueza de informações, poderá deixar a pessoa do outro lado mais disposta a considerar a proposta e com ela se sentindo mais segura para falar com o telefonista.


3. Tenha a tecnologia como aliada


É muito valioso ter tecnologias promissoras com o call center e as redes sociais, como meio de aumentar suas vendas de empréstimo consignado.


Poderá usar discadores automáticos, gravadores de chamada e anúncios online, assim como sistemas para gestão de cadastro e relacionamento com o cliente.


4. Invista no treinamento da equipe


Ter uma equipe bem treinada é essencial para vender mais empréstimos consignados.


Dispondo de várias opções de pagamento, taxas de juros e dúvidas que os clientes possuem.


Logo, é necessário ter jogo de cintura e paciência para tirar todas as suas dúvidas e persuadir o cliente rumo à contratação do empréstimo.


5. Entenda de marketing


Com o objetivo de potencializar as vendas, é fundamental entender os conceitos do telemarketing.


Pois as vendas por telefone estão totalmente envolvidas com as estratégias de marketing, existindo uma lógica por trás da conversão.


Durante toda a ligação procure estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente, para que ele se sinta atraído pela oferta, com o sentimento de que isso irá ajudá-lo.


Ao seguir esses passos, você pode conseguir ótimos resultados na prospecção de clientes.



Qual a importância do correspondente bancário na venda de empréstimo consignado?


O correspondente bancário é a pessoa que representa as instituições financeiras, oferecendo serviços de atendimento com menos burocracia e mais agilidade ao cliente.


Seu principal desafio é captar clientes.


Por isso, quando se empreende neste negócio, precisa considerar como se diferenciar no mercado, construindo sua carteira.

A intermediação de 45% das contratações de crédito consignado são feitas pelos correspondentes bancários.


A grande vantagem do correspondente bancário é que o dinheiro/crédito disponibilizado do próprio cliente não sai do seu próprio bolso, mas sim da instituição financeira.


Conclusão


Como pudemos ver, atuar como correspondente bancário e vender empréstimos consignados é uma ótima opção de trabalho.


É uma modalidade de trabalho que oferece horários flexíveis, autonomia e segurança.


Se está analisando as possibilidades de uma transição de carreira para deixar a vida mais leve e otimista, e ainda ajudar as pessoas a terem uma vida financeira melhor, vender empréstimo consignado como correspondente bancário é uma das alternativas.


Quer saber mais? Leia o artigo 'Como aumentar a renda vendendo serviços financeiros?'. Confira aqui!




bottom of page