top of page

Empreendedorismo em finanças: como ter sucesso trabalhando com dinheiro?

Atualizado: 23 de jan. de 2024

Você já pensou em abrir um negócio próprio? De uns anos para cá tem se falado muito de empreendedorismo, as vantagens de ser o seu próprio chefe, fazer suas horas de trabalho e lucrar com algo que você gosta.


Muitas pessoas pensam em começar um empreendimento, mas para isso ocorrer, antes de colocar a mão na massa é preciso de um plano de negócios.


O índice de pessoas que buscam começar um empreendimento só cresce, como mostra a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores iniciantes subiu de 37,5% para 50,4% no ano passado.


Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e viram, no empreendedorismo, uma nova oportunidade.


Dados mostram um número vantajoso de empresas abertas em 2020. De acordo com o boletim anual Mapa das Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia em fevereiro, “o Brasil registrou um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas abertas em 2020.”


Sabemos que há diversos segmentos de negócios, desde gastronomia, moda, acessórios, comunicação até finanças. Entretanto, um dos mercados que cresce diariamente é o mercado financeiro.


Para trabalhar com finanças, primeiro você precisa gostar da área de exatas e estar por dentro do universo econômico. Segundo, ser formado em alguma área correlata a finanças como administração, ciências contábeis, economia por tornar o caminho mais fácil.


Caso você tenha alguma experiência em instituições financeiras ou serviços ligados à área, pode ser que já tenha ferramentas preparadas para começar bem. Assim como em qualquer profissão, você não precisa saber sobre tudo, mas é necessário muita pesquisa e estudo dentro do que você quer começar.


O empreendedorismo em finanças requer muito cuidado e responsabilidade, pois você está trabalhando com o dinheiro de outras pessoas ou instituições. Se cometer algum erro ou negligência, você pode ter graves consequências.


Por isso, primeiro sempre é bom pensar e planejar o seu negócio antes de abri-lo. Assim como qualquer empreendimento, é preciso tempo, estudo, planejamento, investimento e vontade.


Para entender melhor o que é, quais os cuidados, as oportunidades e como começar a trabalhar com o empreendedorismo financeiro, continue a leitura que te esclarecemos tudo!


Mulher agente bancário trabalhando com empreendedorismo em finanças

O que é empreendedorismo em finanças?


Para trabalhar com mercado financeiro, você tem que estar por dentro do mundo da economia e querer fazer diferente.


Qualquer empreendimento se origina de uma vontade de trabalhar, ganhar seu próprio dinheiro, ter sua independência financeira e ser diferente.


No mercado financeiro não é diferente. A pessoa que escolhe empreender em finanças se dedica a prestar serviços financeiros às pessoas ou instituições.


Muitos serviços que eram oferecidos por bancos e outras instituições, o empreendedor em finanças pode oferecer, como: consultor financeiro, corretor de seguros, correspondente bancário, analista de valores mobiliários, agente de investimento, entre outros.


Empreender em finanças gera diversos benefícios tanto para quem trabalha quanto para os clientes, pois os serviços prestados são semelhantes ao oferecidos em bancos, com taxas muito atraentes e um atendimento personalizado e mais próximo.


Como é um meio muito complexo, o ideal para quem quer trabalhar nesta área é estudar, pesquisar, fazer faculdade nas áreas de exatas e que tem relação com esse negócio.


Uma informação muito importante para você que deseja trabalhar com finanças: para algumas atividades exercidas é NECESSÁRIO a certificação e a permissão de autoridades financeiras, como a CVM.


A CVM é uma abreviação de Comissão de Valores Mobiliários. Ela serve para regulamentar o mercado financeiro, aliando interesses dos investidores e empresas de capital aberto.


Sendo uma instituição autônoma, mas vinculada ao Ministério da Economia, a CVM tem como objetivo fiscalizar, padronizar e otimizar os mercados de capitais e financeiro brasileiro.


Assim como há regulamentação para exercer certas atividades, é preciso tomar cuidados no mercado financeiro. A seguir explicaremos quais são as oportunidades para trabalhar nessa área.



Empreendedorismo em finanças

Cuidados a serem tomados


Como qualquer profissão, o empreendedor em finanças tem que assumir responsabilidades e ser ético. Por trabalhar com dinheiro, seja de um cliente ou de uma instituição, a responsabilidade dobra.


O que mais vemos acontecer nos dias atuais são golpes. Seja ao vender um ingresso, a fazer compras online até contratar um serviço. Por isso, é preciso tomar todos os devidos cuidados para ser um empreendedor honesto.


Como dito anteriormente, o ideal para uma pessoa trabalhar com finanças é ter um ensino mais completo, seja faculdade ou alguns cursos.


Ao trabalhar nesse ramo, certas atividades não são permitidas, pois atinge conflito de interesses ou precisa de uma autorização da CVM.


No mercado financeiro também há o dever de adotar o padrão fiduciário, ou seja, o empreendedor tem a obrigação ATIVA de colocar os interesses do cliente em primeiro lugar.


Quando se trata de dinheiro, sempre há preocupações. E as autoridades financeiras se preocupam com a qualificação técnica e ética dos profissionais de finanças. Por isso que para algumas atividades, existem regras e requisitos que podem ser bastante rigorosos.


Como todo segmento, há diversas oportunidades e meios de trabalhar com finanças. Contaremos a seguir melhor quais são e como você pode escolher a melhor para você!


Homem trabalhando com empreendedorismo em finanças

Como empreender no Mercado Financeiro


O mercado financeiro é bem vasto de carreiras, empregos e estatísticas. Escolher com o que trabalhar é um momento muito importante.


O mercado financeiro vem passando nos últimos anos por grandes transformações.


Há uma falta de personalização do atendimento em agências bancárias e carência de profissionais com a qualificação necessária para dar um suporte completo aos consumidores.


Uma alternativa para suprir essa lacuna é a educação financeira e o modelo de negócios de suporte independente de finanças.


Atuar no mercado financeiro oferece uma remuneração acima da média, quando comparado a outras profissões.


Hoje é possível conquistar a liberdade para empreender e crescer no mercado, oferecendo um atendimento personalizado e com as melhores alternativas.


Aproveite que o mercado financeiro te dará lucro e você pode crescer como um empreendedor.


Empreendedorismo em finanças

Oportunidades oferecidas


Consultor Financeiro


Ele é considerado um especialista que realiza análises, estudos e pesquisas tendo como base os orçamentos de um negócio.


Um consultor presta serviços a um cliente ou a uma empresa. Tudo que seja relacionado a finanças, é de sua responsabilidade, como por exemplo:

  • Organização e assistência de relatórios financeiros;

  • Estruturação de um plano de negócios;

  • Recomendação de investimento;

  • Avaliações financeiras e de fluxo de caixa;

  • Balanço de custos.

Lembrando que o consultor financeiro é um especialista, sendo assim, é preciso de uma bagagem de estudo, seja com bacharelado, ou com cursos tecnólogos.


Atuar como consultor possibilita várias atividades e em diversos lugares, sendo a remuneração compatível com o seu nível de formação, experiência e resultados demonstrados.


Consultor de Vendas Imobiliárias


O consultor imobiliário é diferente tanto do consultor financeiro quanto do corretor.


Ele é responsável por analisar as tendências do mercado. Por meio de estratégias, o consultor precisa pesquisar todos os cenários que nos engloba: socioeconômico e político.


Ao saber de todo o mercado, o profissional sabe a hora certa para fazer a compra ou venda de um imóvel.


Assim como outras oportunidades no empreendedorismo em Finanças, o mercado é muito amplo e pode atender diversos clientes, como: pessoas físicas, imobiliárias, corretores, construtoras, entre outras.


Para você se tornar um consultor imobiliário é preciso:

  1. Ter uma graduação que sirva como ajuda;

  2. Estudar bastante o mercado e o setor imobiliário;

  3. Ganhar experiências com áreas correlatas.

Para você se tornar um consultor é preciso muito estudo, dedicação e força de vontade, assim como todo empreendimento.


Correspondente bancário


Essa função é um facilitador para muitas pessoas. O correspondente conecta os serviços fornecidos pelo banco aos clientes, sem que as pessoas se dirijam até as agências.


Nós sabemos o quão pode ser cansativo ir até a agência resolver problemas ou até mesmo solicitar um atendimento.


O correspondente bancário pode realizar diversos serviços financeiros, como mostra o Banco Central:

  • Recebimentos e pagamentos, e outras atividades referente a contratos e convênios de prestação de serviços mantidos pela instituição contratante com terceiros (água, luz, telefone, etc)

  • Ordens de pagamento

  • Solicitação de cartão de crédito e débito para aposentados e trabalhadores

  • Serviços de cobrança

Entre outras muitas funções que um correspondente bancário pode realizar estão presentes no site do Banco Central.


Agente de investimento autônomo


É um profissional que tem como objetivo distribuir investimentos acessíveis em uma plataforma de investimentos.


Eles atuam principalmente com corretoras, mas também podem exercer suas funções de emitir títulos, fundos e serviços de negociações.


Suas principais funções são: pesquisa e captação de clientes; receber e catalogar ordens vindas dos clientes e enviar para o sistema de negociação e fornecer informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela imobiliária.


Um ponto importante deste trabalho: é necessário o registro na CVM, que irá testar se o empreendedor estará apto para exercer essa função.


Gerente de carteira de títulos


Também conhecido como gerente de investimentos, sua principal função é gerenciar e administrar o patrimônio de um fundo de investimento.


O objetivo de contratar um gerente de investimento é aumentar o rendimento de uma empresa, o que faz com que muitas organizações procurem esse tipo de empreendedor.


Afinal de contas, é tem o poder de decidir quais serão os investimentos feitos e quais uma empresa deve evitar, sempre respeitando as políticas e visando o lucro da empresa.


Assim como o consultor de vendas mobiliário, esse tipo de trabalho depende bastante de pesquisas e estudos do mercado financeiro.


E como é um negócio que pode correr riscos quanto aos cuidados a serem tomados, é preciso de uma autorização especial da CVM (Comissão de Vendas Mobiliárias).


A CVM analisa que essa profissão pode ser tanto uma pessoa física, que é o caso de funcionários contratados por um lugar, quanto para uma pessoa jurídica como organizações financeiras.


Por isso é tão importante para certas carreiras dentro do empreendedorismo em finanças a regulamentação.


Para trabalhar como gestor há certos investimentos que são de sua competência, como:

  • Commodities;

  • Fundo de investimento;

  • Ações e Imóveis.

https://www.hiperban.blog/post/crm-correspondente-bancário

Como escolher a melhor forma de empreendimento financeiro


São muitas as possibilidades de empreendimento no mercado financeiro, mas os pontos a serem observados são:

  • Área de interesse;

  • Habilidades específicas necessárias;

  • Know-how condizente com a área;

  • Certificações necessárias.

Para ter um currículo exemplar, que passe confiança para os recrutadores de instituições do mercado financeiro e para os clientes, é preciso mostrar a sua capacidade de negociar com desenvoltura e não ter medo de arriscar.


Além disso, você precisa estudar e se atualizar sempre, com certificações específicas como CFA, CFP e CGA.


Apesar do alto investimento, cada curso é uma especialização e uma valorização do seu currículo para o mercado.


Depois de analisar todos esses pontos, considere que, para o sucesso do seu empreendimento, é essencial ter que os seus clientes tenham liberdade de escolha, clareza na hora de fechar um serviço e você desenvolva uma boa curadoria na hora de ajudá-los.


10 dicas práticas para quem quer empreender em finanças

  • Se dedique e estude para obter os certificados;

  • Invista em tecnologia;

  • Ouça com atenção as necessidades dos seus clientes;

  • Se mantenha atualizado sobre o mercado financeiro brasileiro e internacional;

  • Procure saber dos risco;

  • Conheça os detalhes de cada opção de investimento;

  • Entenda seus objetivos;

  • Estude inglês;

  • Pesquise a fundo antes de fechar parcerias;

  • Priorize o planejamento financeiro antes de qualquer coisa.

Conclusão


Começar um negócio em finanças não é fácil, mas também não é impossível. Como vimos, há diversas áreas em que você pode atuar e crescer.


Diversas empresas apostam no mercado financeiro porque visam muito lucro e também o crescimento da mesma.


Para você que pensa em empreender em finanças, fique atento a todos os cuidados que têm que ser tomados e quais cursos ou se você tiver uma renda extra também investir em uma graduação.


Você viu que há diversas oportunidades que o empreendimento em finanças pode te dar, especialmente o trabalho com correspondência bancária, e caso você queira seguir essa área, pesquise e se instrua bastante.


Atualmente o mercado está mais movimentado e adaptável do que em 2020. E com isso, você que está afim de começar um empreendimento pode encontrar novos (e lucrativos) caminhos no mundo financeiro.


Esperamos que essas informações tenham lhe ajudado e desejamos muito sucesso a você que decidir ir por esse caminho!


Aprenda mais sobre o universo do empreendedorismo em finanças assinando a newsletter da Hiperban. Semanalmente um novo conteúdo para o seu aprendizado. É só clicar aqui!


Comentários


bottom of page