top of page

CRM para agente bancário: descubra as vantagens dessa ferramenta

Atualizado: 22 de jan. de 2024

O mundo tecnológico se intensificou nos últimos anos e gerou maior necessidade quanto as empresas e trabalhadores de propagar o seu negócio, independente de seu segmento, para que seu serviço seja mais assertivo e com mais resultados.


Cada vez mais as empresas têm adotado ferramentas e softwares que promovem um aumento na rotatividade comercial. Onde o que antigamente era obtido apenas fisicamente ou em um período de tempo mais prolongado, hoje é um crescimento exponencial que pode ser feito através de apenas um clique.


Para o agente bancário, essa vantagem não só aumenta sua propagação, mas também melhora o seu retorno financeiro e facilita a percepção de potenciais clientes. Entenda como essa tecnologia é tão importante atualmente para quem trabalha com serviços financeiros.





O que é CRM?


O CRM - Customer Relationship Manager - é em sua tradução livre, a gestão de relacionamento com o cliente. É um software desenvolvido com o intuito de otimizar os custos e aumentar os lucros do empreendimento, gerenciando o processo da venda de forma organizada e com atualizações acerca do desenvolvimento de mercado.


Essa ferramenta tem como objetivo visualizar todo o processo de venda e fazer uma leitura de seus clientes, para identificar padrões e criar estratégias com maior porcentagem de efetividade. Ele reúne dados valiosos que buscam o histórico de compras, e modos de interação digital do consumidor.


Através dessa leitura de padrões, a fidelização desses clientes é mais facilitada, assim como criar argumentações e personalizar produtos, campanhas e serviços que se alinhem com a necessidade de cada cliente.


A sua filosofia entra como priorizar o cliente, não necessariamente fazendo com que gaste mais, mas precisando de seus serviços na sua rotina.






Como o CRM funciona?


Imagine, por exemplo, um serviço de streaming: você chega em casa cansado e precisa de um momento para relaxar. Ele vai te proporcionar um catálogo com variados estilos, e também por modelos de atividade, como por exemplo "Filmes para relaxar", e na lista você encontra filmes que te fazem se desligar por um momento. Essa empresa entendeu a sua necessidade por conta de uma leitura assertiva de seus clientes.


Dessa forma, você conquista o cliente e filtra o que se entende por necessidade acerca de uma análise de pesquisa feita pelo CRM.


Através dos dados salvos no seu computador ou na Nuvem, ao contactar um cliente, o CRM software capta todas as informações relevantes sobre quem está do outro lado: nome, telefone, endereço, e-mail, ações feitas no seu site, produtos e serviços já consumidos, comportamento online, e o que mais julgar necessário na percepção de persona.


Isso se denomina um mapeamento do comportamento do seu consumidor, gerando dados que possam surgir de insumo para estratégias futuras e melhorias em produtos e serviços.


E, funcionando ou não, todas as estratégias anteriormente abordadas são exibidas para entender como é o relacionamento entre você e esse consumidor. É uma forma mais eficaz de entender os seus clientes e atrair mais consumidores, convertendo toda usabilidade em vendas e entregando o verdadeiro Customer Experience.




Quais as vantagens de ter um CRM de vendas?


De acordo com pesquisa da Innople Technologies, as empresas que adotaram um CRM aumentaram em 65% a sua lucratividade, e 74% delas relataram uma melhora na relação com os seus clientes.


Anteriormente, a venda era propagada apenas fisicamente, desde a abordagem até a fidelização, e as informações geradas demandavam de anotações manuais que precisavam de muito tempo para serem maturadas.


Pense como vantagem a utilização de um documento digital, que pode ser apagado e redigido a qualquer momento, com análises geradas automaticamente a cada ação do seu cliente, acessada de qualquer local, com segurança e efetividade. Além disso, outros valores podem ser evidenciados em um CRM:


  • As ferramentas integram calendário, agenda e anotações personalizadas;

  • softwares de automação de marketing, auxiliando na prospecção de clientes;

  • Visão ampla e integrada da empresa, entregando dados de rendimento, fatores internos e externos;

  • Sistema organizado de acordo com o perfil do proprietário;

  • Relatórios de oportunidades, que geram ações segmentadas com base nos dados de venda;

  • As informações obtidas analisam previamente as necessidades do seu cliente.


Simplificando, o CRM a agilidade é extremamente maior e o direcionamento é muito mais facilitado. Através de uma ferramenta com análise em tempo real, os dados feitos manuais passam a ser automáticos e visualizados através de poucos cliques, aumentando a produtividade e oportunidade de vendas.




Como o agente bancário pode usar o CRM?

Durante a pandemia, o número de novos agentes bancários aumentou em grande escala pela facilidade de se trabalhar em casa. Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), a procura por crédito no Brasil cresceu em 33% no primeiro semestre de 2021.


Trabalhar com CRM para intermediar soluções financeiras agiliza o fluxo e filtra os reais clientes em potencial. Acompanhar leads e entender como funciona o comportamento daquele que necessita de um empréstimo, crédito consignado, ou deseja por exemplo, contar com um seguro bancário fica muito mais fácil.


Imagine só anotar o rendimento obtido, além de cada dado e resultado de aprovação dos créditos consignados realizados, identificando porcentagens e números que precisam ser calculados e retificados de acordo com a organização necessária para que a informação fique limpa.


Assim como na venda comercial o agente bancário recebe uma porcentagem por cada cliente atendido, e ter essa agilidade na análise do perfil e dados operando a todo momento, facilita o andamento de resoluções financeiras.


Quer continuar por dentro das principais ferramentas para agentes bancários. Confira o artigo agora!




Комментарии


bottom of page